Em 25 de maio, o governo de Lula da Silva apresentou um pacote de medidas econômicas para promover a venda de um “carro popular” no Brasil. Na prática, não será um único modelo que será colocado à venda, mas uma série de incentivos e planos de financiamento subsidiados pelo Estado, para que as montadoras possam oferecer veículos 0km mediante o cumprimento de uma série de requisitos mínimos.
Qualquer marca poderá participar do plano de promoção do governo brasileiro. Que tem como objetivo aumentar as vendas de carros 0km para combater a recessão que afeta o Brasil. Entre as montadoras interessadas, a primeira a tomar a dianteira foi a Peugeot, com o “208 Popular” fabricado na Argentina.
Veja Também: Nissan GT-R 2024 x NISMO: Qual o custo dessas máquinas?
Peugeot faz um “carro popular” na Argentina
Antes de tudo, trata-se de uma versão produzida na fábrica de El Palomar, na província de Buenos Aires. Que tem uma configuração exclusiva para atender às exigências do governo brasileiro. O 208 criado com base em uma versão que não existe para o mercado argentino, apesar de sair da fabrica como o 208 1.0 Like. Com motor 1.0 Firefly da Fiat (três cilindros, seis válvulas, 71 cv e 98 Nm de torque).
Em termos de equipamentos, o 208 Carro Popular vem de série com airbag duplo frontal, freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em subida, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. Como opcional (a um custo extra), é possível adicionar o Tech Pack, que inclui: tela multimídia sensível ao toque de 10,3 polegadas, luzes diurnas de LED (as famosas “presas de leão”), volante multifuncional e espelhos elétricos.
Para referência, os carros vendidos no Brasil por esse preço, quais? Por exemplo, o Fiat Mobi e o Renault Kwid (ambos do Segmento A, citycar) são oferecidos por R$ 68.990: é uma diferença mínima, considerando que o 208 é um modelo maior e mais espaçoso, pertencente ao Segmento B (pequeno).
A outra vantagem do “208 Carro Popular” é o sistema de financiamento, que terá taxas subsidiadas pelo Estado brasileiro. Adquira no Plano 24: 24 parcelas fixas com 0% de juros e o carro retirado quando paga a primeira parcela. Há também o Plano 30/72: paga-se uma entrada de 30% do valor. Retire o carro e o restante pago em 72 prestações (com taxa de juros subsidiada, mas negociada por cada concessionária).
Veja Também: Hyundai Ioniq 5 N visto nas ruas