A Peugeot anunciou a chegada da tecnologia híbrida suave de 48 volts (MHEV) em sua linha de SUV de maior porte. Tanto o Peugeot 3008 quanto o Peugeot 5008 estrearam a nova hibridização leve Stellantis que tem um motor a gasolina PureTech de nova geração e uma nova caixa de câmbio automática de embreagem dupla.
A Peugeot continua seu ambicioso esforço de eletrificação. Contudo, o principal fabricante francês de carros pisou no acelerador com uma data final de 2030. É nesse momento que a Peugeot terá se tornado uma marca 100% elétrica. Entretanto, antes que isso possa se concretizar, toda uma série de objetivos prévios deve ser cumprida.
2023 marcará um ponto de inflexão. A partir do primeiro semestre do próximo ano, toda a gama Peugeot será eletrificada com uma ou mais opções mecânicas. Isto significa, finalmente, a eletrificação do Peugeot 5008. Algo que temos relatado durante os últimos meses e que finalmente se tornou realidade. Mas não é apenas sobre o popular SUV de sete lugares da Peugeot que precisamos falar. O Peugeot 3008 também está nas notícias. Por quê? A Peugeot anunciou a eletrificação dos 3008 e 5008 com tecnologia híbrida leve.
Veja Também:
A nova tecnologia híbrida da Peugeot faz sua estréia nos modelos 3008 e 5008
Primeiramente, a Peugeot será a primeira marca de carros Stellantis a estrear a nova tecnologia híbrida suave de 48 volts (MHEV), que será então lançada para outras marcas. O 3008 foi há muito tempo eletrificado. Uma variante híbrida de plug-in de sucesso (PHEV) está disponível em sua linha. Entretanto, a chegada desta nova tecnologia MHEV na linha permitirá à Peugeot oferecer uma alternativa menos comprometida com a mobilidade sustentável.
É no caso do 5008 que realmente vemos uma eletrificação muito esperada. Até agora, o “grande irmão” do 3008 só estava disponível com motores a gasolina e diesel sem eletrificação. A chegada em cena da nova tecnologia híbrida não apenas expandiu o alcance com um trem de força eficiente. Há também o fator decisivo do selo ECO acima mencionado.
A empresa enfatiza que esta tecnologia híbrida de nova geração combina eficiência e facilidade de uso. Também confirmou que será adicionado a outros modelos da linha em uma data posterior.
Motor PureTech e bateria de 48 volts, tecnologia MHEV
Antes de tudo, sob o capô dos novos híbridos leves 3008 e 5008 será um motor a gasolina PureTech de 136 cv de nova geração. Será emparelhado com uma nova caixa de câmbio automática de embreagem dupla eletrificada. Outro componente chave é a bateria de lítio-íon de 48 volts que é recarregada durante a condução.
A marca aponta que esta tecnologia oferece um aumento no torque em baixas rotações e uma redução de até 15% no consumo de combustível. Portanto, também permitirá a condução em modo 100% elétrico por até 1 quilômetro a baixa velocidade e para curtas distâncias na cidade.
Contudo, os novos 3008 e 5008 com tecnologia MHEV chegarão aos concessionários Peugeot no primeiro semestre de 2023. Os preços ainda não foram ditos.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.