O Jeep Renegade, Compass e-Hybrid, FIAT 500X e Tipo se tornarão mais eficientes nos próximos meses. Estes são os primeiros quatro modelos Stellantis a contar com uma nova transmissão automática de 7 velocidades com tecnologia MHEV de 48 Volts que será feita pela Magna.
Stellantis dá um importante passo em frente na eficiência. O gigante franco-italiano está mantendo seu compromisso de reduzir ao máximo seus níveis de emissão de poluentes, expandindo ainda mais as diferentes tecnologias de eletrificação. Depois de ter apresentado o Peugeot 3008 e 5008 MHEV, uma opção muito básica que até agora não tinha lugar nos modelos do grupo, este sistema econômico também está chegando a dois representantes da Jeep e da FIAT.
O Jeep Renegade, Compass e-Hybrid, FIAT 500X e Tipo se beneficiam da tecnologia 48 Volt MHEV, um sistema integrado na transmissão automática DCT de 7 velocidades, a primeira vez que modelos das marcas americana e italiana se beneficiam de uma transmissão híbrida. Fontes Magna disseram que este sistema híbrido leve oferece uma melhor dinâmica de direção graças à vetorização do torque do motor elétrico.
Veja Também: Todos os novos carros Peugeot chegando em 2023
Detalhes da nova transmissão automática MHEV para Jeep e FIAT
A nova transmissão híbrida de 48 Volts será feita pelos especialistas da Magna. Após um acordo entre as duas empresas. Esta transmissão oferece mudanças rápidas, graças a seu sistema de embreagem dupla, e apresenta sete relações, assim como um motor elétrico que gera um torque máximo de 320 Nm e uma potência máxima de 15 kW, equivalente a 20,4 bhp. Uma opção interessante, já que estas versões são feitas para funcionar como verdadeiros híbridos sem realmente serem híbridos.
O alto torque do motor elétrico já é uma indicação desta possibilidade. Pois a unidade pode alimentar os três SUVs e o compacto quando o motor de combustão é desligado. Seu alcance é pouco, mas pode dirigir silenciosa. Lentamente em manobras de estacionamento, em engarrafamentos ou para aceleração extra. Uma solução muito inteligente que também economiza combustível. Esta opção de transmissão está disponível apenas na versão a gasolina turboT4 de 1,5 litros, que produz uma potência máxima de 130 cv.
Os engenheiros Stellantis e Magna cooperaram no desenvolvimento desta nova e mais moderna transmissão, conseguindo uma redução significativa nas emissões de CO2 durante os testes de condução no mundo real. Em grande parte explicada como sendo devida ao próprio sistema de resfriamento da transmissão. A chave é sua operação sob demanda tanto para a embreagem quanto para o motor elétrico. Com um único circuito de óleo com dupla função: lubrificação e resfriamento do sistema.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.