Foi feito no Brasil, mas já está na Europa há quase duas décadas. De tempos em tempos, surgem histórias que, no início, nos surpreendem completamente. Esta é certamente uma delas: o Gol usado para venda na Polônia.
O que um Gol está fazendo na Europa? Por que ele teve que viajar milhares de quilômetros? Vamos ver.
Veja Tambem: As mudanças que virão para a Amarok
O VW Gol usado para venda na Polônia: História
Um modelo Gol G4 de 2007, produzido no Brasil, está à venda e percorreu 48.321 quilômetros em sua vida útil. Agora, como chegou à Europa? Pela mão de uma das companhias petrolíferas mais importantes do planeta: a Shell.
Acontece que a empresa holandesa levou um Gol para a Alemanha, a fim de realizar uma série de testes para conhecer seu sistema de motores. Mais precisamente, ela estava interessada em entender como o motor Flex poderia ser alimentado tanto com gasolina quanto com etanol.
O departamento encarregado da pesquisa foi a Shell Global Solutions, encarregada de desenvolver soluções, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e racionalizar o consumo de energia, por exemplo.
Este Gol não foi o único veículo que a Shell mudou para a Europa em meados dos anos 2000, pois também enviou um Palio FIAT do Brasil para sua sede na Alemanha. Agora, por que a empresa petrolífera levou um Gol e um Palio? Porque eram os carros mais vendidos naquela época.
Hoje, o Gol usado para venda reside em Lobez, uma cidade perto de Varsóvia. Seu proprietário admitiu tê-lo comprado da Shell em Hamburgo, embora não se saiba em que ano. De acordo com a publicação, está em excelente estado, sem corrosão, e está sendo vendido por 2.300 dólares (R$15 mil reais).
Veja Também: Ram 1200 foi vista com poucas camuflagens