Antes de tudo, o Ford F-150 Platinum é a picape mais vendida na história da indústria automotiva. Em 2023, chegou à sua 16ª geração, sendo o Brasil um dos países sortudos por tê-la no portfólio da marca. Ao longo de seu legado, ela passou por mudanças, deixando de ser um carro de trabalho para se concentrar no luxo.
Com um teste tradicional de 500 quilômetros em estrada e cidade, conhecemos o que a Ford F-150 Platinum tem a oferecer. Avaliamos os pontos fortes, os pontos fracos e as áreas de melhoria dessa picape 100% americana.
Veja Também: Novo Honda ZR-V: Um carro para todas as pessoas
Por fora da Ford F-150 Platinum
Com um design robusto, mas elegante e sofisticado, o Ford F-150 Platinum apresenta elementos cromados em toda a carroceria. A frente apresenta uma grande grade e faróis maiores de LED. O para-choque mantém os ganchos de resgate com acabamento cromado.
De lado, seus 5,9 metros de comprimento não passam despercebidos. Vem equipado com rodas de 20 polegadas cromadas, além de retrovisores laterais com luz de cortesia e rebatimento elétrico. A maçaneta da porta lateral operada eletricamente, com um botão acionado pelo pé que vai até a área da porta traseira. A entrada sem chave está nas portas dianteiras.
Posição de dirigir
Assim que você se aproxima do veículo, o painel de direção elétrico se dobra automaticamente para acessar o cockpit. A posição de dirigir é ajustável eletricamente de diferentes maneiras, assim como o volante. Há também a opção de ajuste de altura do pedal.
O volante grande com acabamento em couro é de operação intuitiva com seus controles para o sistema multimídia e o painel de instrumentos de 12 polegadas, ajustável de acordo com os modos de condução. Os paddle shifters atrás do volante fazem falta. A alavanca de câmbio tem curso vertical e modo manual operado por botão.
Apesar de seu tamanho grande, a visibilidade na Ford F-150 Platinum é boa em todos os ângulos, graças às janelas grandes e aos espelhos com um bom campo de visão. Apoiado por câmeras de 360°, com sensores de proximidade.
Mecânica e desempenho
Contudo, o trem de força desse Ford F-150 Platinum apresenta um V6 Ecoboost de 3,5 litros, capaz de produzir 400 cv a 6.000 rpm e 671 Nm de torque a 3.500 rpm. Ele é acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades e tração traseira 2WD. Um sistema 4×4 automático é adicionado, com bloqueio do diferencial traseiro.
A suspensão é independente de duplo braço dianteiro e eixo rígido traseiro, com molas. Freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS + EBD. A direção é assistida eletricamente com um raio de giro de 7,3 metros. Essa picape tem sete modos de direção, incluindo o modo “Eco”.
Contudo, o desempenho desse Ford F-150 é bom em termos de trem de força. Motor ágil e responsivo quando acelerado. Ele também oferece uma aceleração suave e progressiva, se desejado. A transmissão é rápida e perfeita. O modo 4×4 automático gerencia bem a tração, para terrenos de dificuldade média.
Veja Também: AC Cobra GT Roadster com corpo em carbono e motor V8