A Toyota anunciou hoje um investimento de 340 milhões de dólares para a construção de um novo carro híbrido no Brasil. Embora a marca não tenha revelado o nome do modelo, tudo indica que é o SUV há muito esperado da marca japonesa para o segmento B (pequeno).
O anúncio junto da confirmação de mais US$ 12 milhões para atualizar um modelo híbrido existente (o atual Corolla). Os dois anúncios de investimento foram feitos pela Toyota juntamente com o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como parte do programa ProVeículo Verde, que fornece incentivos para a produção de carros híbridos e elétricos na região mais industrializada do Brasil.
Veja Também: Preço e equipamento do novo Peugeot e-308, o compacto elétrico
340 milhões de dólares para a construção de um novo híbrido da Toyota no Brasil
Os desembolsos criarão 700 novos empregos. O novo modelo (o pequeno SUV) produzido na fábrica de Sorocaba, onde atualmente porduz os atuais Yaris e Etios. O Etios não é comercializado no Brasil há dois anos e é destinado apenas para fins de showroom.
A Toyota não forneceu detalhes deste novo modelo, nem disse se irá substituir algum produto existente na linha de produção de Sorocaba. O novo modelo lançado em 2024. Sua mecânica híbrida feita na fábrica de motores de Porto Feliz (também em São Paulo).
A Toyota é a única marca – entre as líderes do Mercosul – que ainda não oferece um SUV em sua linha para o segmento B (pequeno). Este é um mercado com grandes volumes de demanda e forte concorrência.
De fato, a marca Ford – líder no segmento com o EcoSport- se retirou e deixou de produzir este modelo porque não conseguiu atingir os níveis de rentabilidade de seus rivais.
Em nosso mercado e entre as marcas generalistas, por enquanto não existem alternativas híbridas no segmento B dos SUV. A Toyota poderia ser a última a entrar neste mercado, mas tornar-se-ia pioneira na eletrificação neste nicho.
Veja Também: Peugeot 408X, o crossover apresenta sua versão para a China