São Paulo teve, neste sábado, a estreia da Fórmula E. A corrida ficou marcada por emoção na briga pela vitória, abandonos devido a vontade de vencer e claro, participação tímida dos brasileiros. Não foi uma boa corrida para os donos da casa Lucas di Grassi e Sérgio Sette Câmara. Os brasileiros viram o neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, receber a bandeirada final na primeira posição da corrida realizada no Sambódromo do Anhembi.
Veja mais: Novo Ford Ranger Raptor estreia novo motor diesel, agora à venda
No Sambódromo do Anhembi, Mitch Evans, neozelandês da Jaguar, foi quem levou a melhor, seu compatriota Nick Cassidy, da Envision, terminou em segundo. A Jaguar dominou o pódio, o britânico Sam Bird veio em seguida. A primeira curva mostrou ser decisiva. Quem saísse ileso sonharia com a conquista de pontos.
Não demorou para que alguns toques empurrassem carros da Nissan, Envision e Maserati para o fundo do pelotão logo nas primeiras voltas. Em seguida, Sacha Fenestraz, também da Nissan, provocou uma bandeira amarela, e o safety car precisou entrar na pista. O mesmo valeu quando Jake Dennis beijou o muro com a roda traseira e abandonou a prova.
Os carros da Jaguar, com Evans e Bird, dominaram aos poucos. E a vitória ficou na mão da escuderia britânica. E para fazer jus a todas as etapas da temporada 2022-23 até aqui, o pole position não viu o sonhado troféu. Isso porque o piloto Lucas di Grassi largou do último lugar após bater no treino classificatório. O piloto não conseguiu marcar sequer uma volta rápida.
O paulistano não escondeu sua insatisfação ao sair do cockpit. Com soco em uma mesa e uma senhora batida na porta da sala dos pilotos nos boxes da equipe Mahindra.
O público se ausentou durante os treinos livres e classificatórios. Com isso, as arquibancadas ficaram esvaziadas. A grande preferência ficou em aproveitar as atividades montadas pela organização no entorno do sambódromo.
Os fãs se entreteram com simuladores de corrida e sentiram-se dentro de um carro de Fórmula E. Havia também exposições interativas, área para prática de tênis de mesa e escorredores, DJs e outras atrações. A presença de público melhorou na corrida. Já nos camarotes, Emerson Fittipaldi e Luciano Burti, ex-pilotos de Fórmula 1 e a skatista Letícia Bufoni marcaram presença.