A Toyota Hilux é a picape da marca japonesa, um dos modelos mais famosos em sua categoria e com uma importante história por trás. O modelo global está comemorando 55 anos no mercado, com oito gerações que se adaptaram aos clientes e aos tempos.
A história da Toyota Hilux é uma das mais longas em sua categoria. A marca japonesa está comemorando seu 55º aniversário ontem, 21 de março.
Oito gerações de um modelo que vem se adaptando aos clientes, aos tempos e às mais modernas tecnologias durante estas cinco décadas e cinco anos, estreando sua primeira versão esportiva com o selo GAZOO Racing nesta última geração feita, a oitava.
A história deste modelo, que é vendido em nada menos do que 180 países. Começou em 21 de março de 1968 com a primeira geração, desenvolvida inteiramente no Japão pela marca japonesa.
Fabricado pela Hino, um fabricante japonês de caminhões, a primeira Hilux chegou à Austrália com um motor de 1,6 litros acoplado a uma transmissão manual no primeiro mercado e com dois blocos de 1,9 litros e 2,0 litros nos Estados Unidos.
Veja Também: Teste do novo Cupra Leon eTSI 150 cv: o modelo que faltava
As 8 gerações da Toyota Hilux se adaptaram aos tempos
Naquela época, a caixa de carga já cumpria o objetivo de oferecer uma excelente resistência, juntamente com uma inquestionável capacidade off-road.
A segunda prestação chegou em 1972, maior, e com o sistema de transmissão automática e frenagem assistida pela primeira vez.
Seis anos depois, em 1978, a terceira de uma saga deu um verdadeiro salto adiante. Já que a Toyota decidiu oferecer o modelo em configurações feitas tanto para clientes profissionais quanto particulares.
Até então, ficou claro para a Toyota que a Hilux tinha ganho respeito e ampliou sua oferta para 20 especificações diferentes e foi mais uma vez um sucesso.
Tanto assim que a quinta geração foi a verdadeira explosão, tornando o modelo um modelo de produção global.
Todos os cinco continentes venderam esta parcela de uma Hilux mais completa, disponível com tração traseira, tração total, quatro distâncias entre eixos e cabine simples ou dupla, expandindo a escolha de configurações como nunca antes.
O futuro da Hilux depende da eletrificação
A sexta Hilux chegou com um design inspirado no modelo original, e introduziu uma novidade importante: uma carroceria de cabine dupla estendida com mais espaço interior e um acabamento mais luxuoso.
Foi um pré para a sétima geração que explodiu quando saiu em 2005. O design se tornou mais luxuoso enquanto a caixa de carga era ainda mais forte e oferecia maior capacidade.
Um modelo que foi submetido a dois facelifts, mais leves em 2008 do que em 2011, com a tecnologia assumindo o equipamento.
Contudo, a oitava geração estreou em 2015 e é a mais refinada até hoje. Com um design mais elaborado e até mesmo um esportivo GR Sport trim. Com tecnologias de controle de chassis, tração nas quatro rodas eletrônica e um potente motor diesel de 204 cv de 2,8 litros que recebeu em 2020, juntamente com opções de conectividade para carros e SUVs.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.