O Shooting Brake é um conceito de propriedade de baixo perfil que a Volkswagen oferece em seu Arteon. E tem vantagens significativas sobre o sedan.
A Volkswagen é uma das poucas marcas que atualmente tem um carro Shooting Brake em sua linha. Este é o Arteon, que não só abraça este conceito, mas também é chamado de Arteon Shooting Brake. Ao invés da variante clássica com a qual a marca alemã normalmente nomeia seus carros.
Os Shooting Brakes são modelos do tipo familiar com uma silhueta mais baixa (e, portanto, mais esportiva) do que os salões tradicionais “break”.
E estão muito em linha com os gostos dos motoristas que também gostam de coupés de quatro portas. Apenas com um compartimento de bagagem muito mais versátil.
Veja Também: Dia D na Volkswagen: revolução rumo a um futuro 100% elétrico
Volkswagen Arteon e o Shooting Brake
O conceito teve origem no final do século XIX com carruagens que eram usadas para transportar caçadores. E nas quais havia muito espaço nas traseiras para carregar a caça.
Na segunda metade do século XX, os caçadores ricos começaram a ter suas carruagens convertidas em carros familiares. Muitas vezes começando com modelos de duas portas.
Eles os usavam para carregar a caça, mas também para abrir a escotilha e atirar de dentro do carro.
Quer gostemos ou não de caçar, os pneus são hoje uma alternativa muito atraente para a compra de SUV.
O plug-in mais necessário
É claro, se escolhemos um Arteon a gasolina, podemos nunca ou quase nunca precisar de mais espaço, porque 565 litros de bota para a cortina é um tamanho espetacular.
Mas se você optou pelo plug-in, que oferece apenas 455 litros (o sistema elétrico torna o porta-malas mais de um carro de segmento inferior) você pode precisar de espaço extra de tempos em tempos.
E isto é algo que não podemos fazer no salão com a mesma facilidade, pelo menos não sem dobrar os encostos dos bancos traseiros.
A velocidade máxima é a mesma (222 km/h), a aceleração é idêntica (7,8 segundos 0-60), assim como a potência de 218 cv.
Em termos de alcance no modo elétrico, o salão está apenas 2 km à frente da propriedade (59 km contra 57 km) e a diferença de preço é menor (o freio de disparo é mais caro) na versão plug-in em Elegance trim.
Naturalmente, há sempre a estética. Porque é verdade que, dado o estilo familiar que os SUVs tornaram moda, os modelos do Shooting Brake parecem mais modernos do que seus equivalentes de quatro ou cinco portas.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.