Já em 2022, a Toyota vai investir o montante de 3 bilhões de dólares para produzir suas próprias baterias de íon de lítio. Com isso, a montadora Japonesa busca incorporar em seus modelos elétricos ano que vem.
O investimento da montadora japonesa é destinado à fábrica dos Estados Unidos, o valor será investido ao longo de até 10 anos. Com isso, o grande objetivo é produzir por si só o principal componente dos seus próximos veículos.
O CEO da Toyota, Ted Ogawa, afirma que o grande objetivo da mudança é conseguir trazer carros elétricos mais acessíveis. Afinal, um dos maiores custos de produção para veículos elétricos é a importação dessas baterias de fornecedores de fora.
O investimento não é a única novidade da montadora para 2022, visto que recentemente anunciou a chegada do seu primeiro carro totalmente elétrico. Sendo assim, de forma completa, a marca entra no próximo ano com os dois pés no seguimento de carros híbridos ou totalmente elétricos.
O principal motivo de todo esse investimento é deixar de depender de componentes externos. Pois, com esse valor, a marca consegue produzir baterias próprias e diminuir muito o seu custo de produção e revenda.
Essa independência de produção acontece com alguns outros componentes, como os semicondutores e os chips, que produzem de forma interna. Com isso, os principais componentes dos carros novos devem passar a ser 100% de produção própria.
Com a crise de produção dos chips para carros, que acontece hoje no mundo inteiro, a Toyota sai na frente para evitar uma crise de produção.