O Honda Civic Type R de tração frontal percorreu um longo caminho nos últimos 25 anos. Não há melhor maneira de o provar do que na pista.
A Honda tem produzido o Civic Type R desde 1997. Isto significa que a nova iteração excepcional é a quinta geração de uma longa linha. E a evolução daqueles aspirados naturalmente de três portas para salões de cinco portas turboalimentados tem seguido todas as tendências dos carros esportivos ao longo das últimas três décadas.
Essas diferenças são ainda mais claras quando se observam os cinco Civic Type R lado a lado. Quando o canal YouTube CarWow os tinha todos no mesmo lugar, foram um pouco além e fizeram uma comparação para uma corrida no asfalto.
Veja Também: Os melhores SUV híbridos plug-in do mercado
O Honda Civic Type R Turbo vs. naturalmente aspirado
Os resultados do teste real de um quarto de milha mudam significativamente pela falta de uma trava de mão físico nos modelos de quarta e quinta gerações, mas a divisão geral em termos de desempenho permanece clara.
As últimas três gerações, todas com 300 ou mais cavalos de potência de um motor turboalimentado. Superam facilmente as duas gerações anteriores, naturalmente aspiradas em linha reta.
A terceira geração do Tipo R permanece competitiva com as novas iterações, tanto numa corrida de aceleração a baixa velocidade como numa corrida a um ritmo mais alto, mas tanto ela como o modelo da quarta geração perdem para o último Tipo R.
Embora estes testes de comparação sejam interessantes, nenhum destes carros é construído principalmente para um desempenho em linha reta. Afinal de contas, o Civic Type R sempre foi conhecido pela sua proeza em curva.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.