Alfa Romeo planeja SUV elétrico de grande porte para 2028

O futuro carro-chefe da Alfa poderia compartilhar uma plataforma com o próximo Giulia EV e ser semelhante em tamanho ao BMW iX.

Alfa Romeo planeja SUV elétrico de grande porte para 2028
Alfa Romeo

Veja mais: Peugeot 308 vs Toyota Corolla, qual comprar em 2023?

Antes do final da década, a Alfa Romeo planeja construir um grande SUV elétrico com tamanho semelhante ao BMW iX. Pelo menos é o que a revista automotiva britânica Auto Express relatou, após uma entrevista com o CEO da Alfa, Jean-Philippe Imparato.

Futuro carro-chefe EV da Alfa

Imparato disse à revista britânica de carros que em algum momento de 2027 a marca lançará um sedã elétrico adequado. Ele estará na mesma categoria de tamanho que o Audi A6 e o BMW série 5, então será maior que o próximo 2025 Giulia EV.

Após a estreia do sedan tamanho maior, Imparato mencionou a introdução de um “modelo construído em 2028”. A AE acredita que este será um grande SUV elétrico que será o futuro carro-chefe da Alfa, o que faz sentido, considerando que a empresa já discutiu a construção de SUVs maiores e menores para cercar o atual Stelvio de tamanho compacto. Até agora, a empresa lançou apenas o híbrido plug-in Tonale subcompacto.

Outro grande adepto do STLA

A especulação é que o sedã elétrico maior e o SUV serão baseados na plataforma STLA Large do Stellantis Group. É o mesmo que sustentará o Giulia EV, oferecendo uma arquitetura elétrica de 800 volts com capacidade de carregamento rápido.

Em relação ao futuro sedã maior, Imparato disse à AE que será capaz de recarregar 80% de sua bateria em 18 minutos e apontar para mais de 600 km de autonomia. Ele também disse que a linguagem de design da Alfa é definida até 2027, o que inclui o período de tempo para o sedã, mas não para o SUV.

Embora o artigo da AE inclua uma representação de como ele acha que o futuro carro-chefe da Alfa poderia ser, provavelmente teremos que esperar um pouco até termos um vislumbre oficial do ute de corpo grande. Por enquanto, teremos apenas que usar o que sabemos sobre a estética atual da montadora italiana para alimentar nossa imaginação.