A Ferrari revelou recentemente seu candidato ao campeonato de Fórmula 1 de 2023. Chama-se SF-23, ostenta uma pintura vermelha mais brilhante e oferece mais downforce vertical. E, ao contrário de outras equipes que já exibiram seus novos carros de F1, a Ferrari nos deu um gostinho das habilidades na pista e da nota do motor do SF-23, liberando-o no circuito de Fiorano durante a apresentação.
Veja mais: Volkswagen Passat Variant retorna à Suécia: vem pro Brasil?
Mas se você já viu as filmagens do evento e acha que sabe como o SF-23 soa a todo vapor, este artigo vem com uma perspectiva diferente. Um que revela uma nota de escape mais agressiva que o levará ao nirvana do turbo V6.
O que esperar dos pilotos no SF-23:
A primeira saída do SF-23 viu Charles Leclerc subir atrás do volante. O piloto monegasco corre com a Ferrari desde 2019. Portanto, este ano marcará sua quinta temporada com a equipe italiana. 2022 viu Leclerc completar sua melhor temporada até o momento, com três vitórias e oito pódios adicionais. Foi assim que terminou em segundo lugar na classificação de pilotos.
Leclerc será acompanhado por Carlos Sainz Jr. na terceira temporada da dupla. Saiz corre pela Scuderia Ferrari desde 2021, após passagens pela Toro Rosso, Renault e McLaren. O piloto espanhol conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em 2022 no Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone. Ele terminou em quinto no campeonato graças a oito pódios adicionais.
Leclerc e Sainz deram à Ferrari um total de 554 pontos, o suficiente para colocar a equipe italiana acima da Mercedes-AMG na classificação. No entanto, a Scuderia não foi páreo para a Red Bull Racing, que venceu 17 das 22 corridas.
Apesar de ter vencido o Campeonato Mundial 16 vezes, o recorde, a Ferrari não triunfa desde 2008. Os italianos obviamente querem mudar isso com o novo SF-23, mas é muito cedo para fazer previsões.
A temporada de Fórmula 1 de 2023 está programada para começar em 5 de março no Bahrein e inclui 23 eventos. O Grande Prêmio do Qatar retorna ao calendário após um hiato de um ano, enquanto o Grande Prêmio de Las Vegas fará sua estreia em 18 de novembro. O Grande Prêmio da França não foi incluído e o Grande Prêmio da Rússia foi cancelado em resposta ao invasão a Ucrânia. A temporada terminará em 26 de novembro em Abu Dhabi.