Sessenta anos atrás, a Toyota começou a fabricar na Tailândia, mas as coisas realmente esquentaram com o desenvolvimento do International Multi-Purpose Vehicle (IMV) original em 2002. Não por acaso, um dos dois conceitos apresentados durante o evento de aniversário é uma pequena picape chamada IMV 0. O outro retrata o primeiro picape elétrico a bateria da Toyota. Agora a Toyota apresenta o segmento Hilux Revo BEV.
Veja mais: Tacoma 2024
A Toyota é frequentemente criticada por sua relutância em se tornar elétrica, mas seu CEO Akio Toyoda defende a posição dizendo que a montadora japonesa ouve as demandas dos clientes. É uma posição que Toyoda reiterou durante o 60º aniversário do início da produção na Tailândia. No entanto, um dos dois conceitos que Toyoda apresentou na Tailândia é uma prévia da primeira picape elétrica da Toyota, a Hilux BEV. O outro, IMV 0, tem um misterioso sistema de propulsão, apesar de seu nome sugerir que tem zero emissões.
Se você está se perguntando por que a Tailândia, bem, é porque o país é para o mercado de picapes de tamanho médio. Todas as picapes médias importantes vendidas na Europa, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico são construídas na Tailândia, incluindo a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Eles são construídos lá não porque é mais barato, mas porque a Tailândia é o maior mercado para esse segmentos.
O Toyota Hilux Revo BEV Concept parece um Hilux normal, um caminho que a Ford seguiu com grande sucesso com o F-150 Lightning. Apesar do nome Revo, não parece ter nenhum dos elementos aerodinâmicos extremos do modelo Hilux Revo GR, que também esteve em palco, como se pode ver na galeria. Não há informações sobre o conceito além de ser elétrico, o que já era óbvio graças à porta de carga no para-lama esquerdo.
A Hilux elétrica não chegará tão cedo ao mercado, e Toyoda enfatizou mais uma vez seu desdém pelos veículos elétricos durante a apresentação. Por outro lado, o adorável conceito Toyota IMV 0 está prometido para iniciar a produção em cerca de um ano. O conceito não parece diferente de um brinquedo Lego, com uma face frontal que lembra o Toyota Compact Cruiser VE revelado em dezembro passado.
A picape de produção baseado no conceito IMV 0 será um veículo modular capaz de utilizar vários módulos de acordo com as necessidades dos clientes. Para essa parte, a associação Lego acima não é exagerada. Não sabemos que tipo de trem de força apresentará, mas considerando sua forma quadrada e a posição de Toyoda, podemos descartar com segurança um trem de força elétrico.