O setor exige que as empresas minimizem os preços dos carros sem regresso tecnológico. O desafio é construir um carro doméstico melhor a um preço mais baixo para expandir o mercado.
Os preços dos carros brasileiros – e o custo do financiamento – tem estado há muito tempo além do poder aquisitivo da maioria da população. O que é novo neste caso é que os fabricantes estão começando a sentir mais fortemente o principal efeito deste caso: o declínio crescente das vendas.
Isto sugere que algo deve ser feito para reverter isto nos próximos anos. O desafio para a indústria automobilística do país, talvez combinado com uma nova administração que tomou posse no primeiro mês do ano que pesou sobre a indústria, é desenvolver políticas que lhe permitam continuar a produzir carros cada vez melhores, embora com custos mais altos … e mais métodos de compra disponíveis para avaliar um mercado mais amplo e potencial.
Veja Também: Volkswagen lança o Jetta GLI: o mais seguro
Os preços dos carros vai cair?
Após a fase aguda da doença pandêmica e a falta de microchips – que, no entanto, continua de forma mais controlada – os processadores ainda estão saindo da zona de conforto, que por cerca de 2 anos garantiu seus lucros com a falta de produtos. Eles venderam muito menos, mas este caso não vai durar muito tempo.
O custo médio de venda de um carro no Brasil já ultrapassa 140.000 reais, o que é o nível mais alto. No entanto, quase 2 milhões de carros foram vendidos em 2021 e 2022, e sua viabilidade na região é reconhecidamente baixa, de acordo com o setor. Ainda mais impressionante é que mais de 60% das vendas deste ano foram feitas em dinheiro.
Mesmo muito abaixo do potencial de mais de 4 milhões de veículos por ano. O limite para continuar vendendo muitos veículos a custos tão altos parece ser ainda mais baixo do que os últimos 2 milhões por ano. Em outras palavras, o mercado doméstico está exausto. Estagnado com um número decrescente de clientes lutando por valores cada vez mais altos.
Até 2023
Devido à necessidade de tempo livre, depois de um ano exaustivo com falta de tópicos importantes, este Car Watch fará uma pausa no final do ano e no início do próximo ano. Voltarei a postar novas idéias, discussões, críticas e sugestões para a indústria automotiva a partir da segunda semana de janeiro. Quando os resultados de 2022 e as previsões oficiais para 2023 forem finalizados.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.