A patenteação de um modelo com mais de um século levanta questões. O Instituto Mexicano de Propriedade Industrial recebeu um pedido de registro da Ford Motor Company para o nome “Modelo T”. Descrevendo “veículos motorizados terrestres, ou seja, veículos de passageiros.
Componentes estruturais para veículos terrestres, motores para veículos, acessórios para os produtos acima mencionados que consistem em coberturas para veículos. Coberturas feitas sob medida para assentos de automóveis, porta-bagagens para veículos, protetores contra insetos. Como componentes estruturais para veículos, guarda-lamas para veículos motorizados e acoplamentos para receber reboques para veículos”.
Veja Também: Mercedes-AMG One bate recorde da Porsche 911 no Nürburgring
Ford registrou o nome do Modelo T
Isto deixa um espectro de coisas que vão muito além de um único modelo de carro. Que talvez esta designação possa ser para uma linha de acessórios, versões, ou sim, até mesmo um modelo com esse nome.
Em 2016, a Ford registrou a marca Modelo T no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA, uma ação que até agora não levou a nenhuma utilização para nenhum veículo. Mas agora, neste novo registro de marca no México, a descrição dos tipos de uso é – como já vimos – muito mais ampla do que simplesmente “automóveis”, como era nos EUA.
Ford x Tesla
Contudo, outra possibilidade é que a Ford simplesmente queira manter a marca Modelo T caso outra empresa possa utilizá-la. Vale lembrar que Tesla nomeia seus modelos de maneira semelhante, tendo o Modelo S, Modelo X e Modelo Y em sua linha, então talvez fosse apenas uma questão de tempo até que os conflitos começassem a surgir, e o que a Ford fez foi evitá-los.
Portanto, a Ford construiu 15 milhões de modelos T entre 1908 e 1927. Lembrado por ser o primeiro carro produzido em massa e um dos primeiros a oferecer um pára-brisas, em 1908 a Ford começou a oferecer o pára-brisa como opção no Modelo T em um pacote que também incluía um velocímetro e faróis.
O Modelo T foi inicialmente feito nos Estados Unidos. Depois montado em fábricas na Dinamarca, Alemanha, México, Irlanda, Espanha e Reino Unido.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.