Nos últimos tempos, o Google tem concentrado seus esforços na plataforma Android Automotive. Isto tornará gradualmente o cérebro digitalizado de uma grande proporção dos modelos que vemos nas concessionárias, então é hora de falarmos sobre o que é exatamente a substituição aprimorada e ampliada do Android Auto.
Junto com o Apple CarPlay e o Mirror Link, estas plataformas inteligentes usam nossos telefones celulares para alimentar toda a experiência simplificada no carro, é fácil ver porque tantas pessoas acham super prático espelhar a interface na tela maior da cabine. O próprio Android Auto pode funcionar com qualquer dispositivo rodando Android 6.0 e versões posteriores. E enquanto o Android Auto parece ser um sucesso, o Google está apostando ainda mais em uma experiência muito mais avançada.
Veja Também:
O que é o Android Automotive?
O Android Automotive é basicamente o sistema operacional que executará o sistema multimídia em seu próximo carro (ou pelo menos você tem uma boa chance de fazê-lo) e funciona diretamente no próprio hardware do veículo. É uma plataforma completa, de código aberto e altamente personalizável que alimenta o sistema de infoentretenimento. E é compatível com aplicativos construídos para Android e Android Auto.
As montadoras ainda podem personalizar o Android Automotive em grande parte, o que significa que podemos ver algumas máscaras como as que vimos no Android. É uma forma de as marcas diferenciarem seus modelos da concorrência e também fazê-los se misturarem melhor com o interior do carro. O sistema Automotivo Android é o responsável por tudo, desde o momento em que você liga o motor até o momento em que deixa o carro estacionado, sem opção de desligá-lo enquanto funciona.
Portanto, para o sistema de informação e entretenimento em seu carro, o Android Automotive é mais ou menos o que o Windows é para um computador. É desnecessário dizer que, ao oferecer o Android no nível do sistema operacional. O Google é capaz de fornecer aos motoristas certas capacidades mais avançadas, algumas das quais não seriam possíveis sem uma integração tão profunda a bordo do sistema do carro. Você não pode instalar o Android Automotive, pois a única maneira de obtê-lo é comprando um carro que vem com o sistema pré-instalado.
Qual é a diferença do Android Auto?
O Android Auto existe desde 2015, o que torna o Android Automotive ainda mais confuso. Mas o Google realmente faz um bom trabalho para facilitar a decifração da diferença entre os dois em seu site de desenvolvimento:
O Android Auto é uma plataforma que roda no celular do usuário e projeta a experiência do usuário do Android Auto em um sistema de informação. Entretenimento compatível dentro do veículo através de uma conexão USB, suportando aplicativos projetados para uso dentro do veículo.
O Android Automotive é um sistema operacional e uma plataforma que funciona diretamente do hardware do carro. É uma plataforma completa, de código aberto, personalizável, que alimenta a experiência de infoentretenimento. O Android Automotive suporta aplicativos construídos para Android, bem como aqueles construídos para Android Auto.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.