No início deste ano, a Mazda confirmou que o venerável Mazda MX-5 Miata ganharia alguma forma de eletrificação quando a próxima geração chegasse. Agora, tudo indica que um novo roadster deve estrear no meio desta década e será movido pelo novo motor Skyactiv-X da empresa com uma configuração híbrida moderada.
Veja mais: CHERY TIGGO 2 PCD 2022
O Skyactiv-X estreou pela primeira vez no mercado europeu no final de 2019 sob os capôs do Mazda3 e do CX-30. A Mazda havia prometido que essa família de motores logo estaria disponível nos Estados Unidos, mas sua chegada foi atrasada no início de 2020 e ninguém ouviu nenhuma atualização sobre seu status nos EUA desde o início da pandemia COVID-19.
Se a Mazda finalmente conseguir o motor Skyactiv-X nos Estados Unidos, o próximo Miata provavelmente continuará com um motor de quatro cilindros, agora com um pequeno superalimentador adicionado para injetar ar nos cilindros quando o motor estiver usando faísca. No entanto, com a promessa da Mazda de eletrificar toda a sua linha até 2030, o Miata presumivelmente apresentará o sistema híbrido moderado acionado por correia encontrado nas versões mais recentes do Skyactiv-X disponíveis na Europa.
A Mazda diz que o Skyactiv-X 2.0 de quatro cilindros produz cerca de 30 por cento mais torque do que o Skyactiv-G 2.0 que atualmente move o Miata. O Skyactiv-X original também retornou números impressionantes de economia de combustível no ciclo de teste europeu e poderia ser ainda mais eficiente com o sistema híbrido moderado. Espera-se que a transmissão manual continue sendo uma opção. Mais detalhes sobre a próxima geração do Miata devem surgir nos próximos anos.