A Porsche se torna a marca mais valiosa da Europa

Você pode não saber, mas a Volkswagen tem sido a mais valiosa empresa automobilística européia até muito recentemente. Em 6 de outubro, teve uma capitalização de mercado de 77,7 bilhões de euros. No mesmo ano, a empresa alemã perdeu sua liderança para a Porsche, anteriormente propriedade do grupo. Finalmente, a empresa Stuttgart foi fazer uma oferta pública inicial (IPO) após tantos rumores, e parece ter corrido bem.

Porsche

Se você está se perguntando quanto vale o Porsche, podemos lhe dizer que ele atingiu um pico de capitalização de mercado de 85 bilhões de euros em 6 de outubro. Um dia depois, os números eram ainda mais altos: 92,6 bilhões de euros. A Volkswagen também melhorou um pouco em 7 de outubro, mas ainda fica atrás da Porsche: sua capitalização de mercado atual é de 82 bilhões de euros. Isso prova que a estratégia da Volkswagen de dividir a Porsche tem sido uma jogada inteligente do ponto de vista financeiro.

Veja Também:

Porsche se torna a marca mais valiosa da Europa

Depois da Porsche e Volkswagen, a CNN informou que as empresas automobilísticas européias mais valiosas são a Mercedes-Benz, BMW e Stellantis. Verificamos suas mais recentes capitalizações de mercado, e essas entidades valem respectivamente 57,03 bilhões de euros, 47,5 bilhões de euros e 39,2 bilhões de euros. E a Ferrari? Normalmente, a capitalização de mercado da empresa italiana é de 37,4 bilhões de euros, apesar de ser uma das marcas mais rentáveis.

Entretanto, estes números mostram que o mercado de ações segue algumas regras estranhas nos dias de hoje. Se a Porsche valia tanto, por que a capitalização de mercado da Volkswagen não refletia esse valor? Se o que se mede é o quanto essa empresa será lucrativa, o que mudou depois da abertura de capital que a Porsche não tinha quando foi controlada pelo Grupo Volkswagen? Atualmente, a capitalização de mercado envolve medidas mais subjetivas, como o valor da marca. E a Porsche, precisamente, não é desvalorizada.

Na verdade, esta é uma explicação possível para que Tesla valha muito mais do que todos estes fabricantes de automóveis juntos. Atualmente, a empresa americana de carros elétricos tem uma capitalização de mercado de 746,2 bilhões de dólares (cerca de 7766 bilhões de euros). E tudo isso com uma fração dos números de produção da grande maioria desses fabricantes europeus, bem como de suas receitas. Ainda assim, governada pela lei de oferta e demanda, a Porsche tem um futuro de sucesso à sua frente.

Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.

preloader image
Carregando...