O Lamborghini Murciélago é a definição exata do que é um supercarro: extremamente poderoso e inegavelmente rápido, e, claro, extravagante em todos os sentidos. O Murciélago iniciou o século XXI com uma explosão de emoção, e seu encanto e reputação ainda vivem até hoje. Se, como a maioria das pessoas, tudo o que você sabe sobre este modelo é sua aparência marcante e sua velocidade, você ficará surpreso com seus pequenos detalhes.
O Lamborghini Murciélago apareceu no local em 2001 como sucessor do Diablo. Ao mesmo tempo, foi o primeiro modelo da empresa italiana a ser desenvolvido sob a propriedade do Grupo Volkswagen. Em outras palavras, o primeiro carro completamente novo em 11 anos. Portanto, em comparação com seu predecessor, o V12 viu seu potencial espremido, juntamente com um inegável apelo que o definiu como um verdadeiro Lamborghini. Concebido como o supercarro de referência do novo milênio, o Murcielago marcou um antes e um depois na história da marca.
Veja Também:
Lamborghini Murciélago
Antes de tudo, como muitos modelos Lamborghini, o Murciélago tirou seu nome do mundo, e é uma história verdadeira. Em 5 de outubro de 1879, um carro chamado “Murciélago” lutou tão corajosamente contra o matador Rafael Molina “Lagartijo” que lhe salvou a vida. Esta é uma rara honra que tem sido de pouquíssimos carros ao longo da história. Depois dessa luta impressionante, Murciélago foi dado ao criador Antonio Miura (você sabe esse sobrenome de outro modelo Lamborghini).
O touro passou a ser senhor de uma linha formidável de carros de combate que ainda hoje existe. Desta forma, o nome Murcielago tornou-se simbólico, para Lamborghini. Embora tenha sido o Diablo que marcou uma nova era para a empresa, foi o Murcielago que estabeleceria o padrão para os modelos que viriam. Na verdade, muitas de suas dicas de estilo ainda podem ser vistas no Gallardo, e até mesmo no Aventador e no Huracan.
Contudo, no momento de seu lançamento, o Murciélago tinha uma única versão hardtop com um motor V12 de 6,2 litros com 580 hp a 7.200 rpm. Graças à lubrificação a seco do cárter, o motor Murciélago foi posicionado cinco centímetros abaixo do do Diablo, o que teve claras vantagens em termos de dirigibilidade. Pode atingir uma velocidade máxima de 330 km/h e ir de 0-60 em 3,8 segundos. Vale dizer que este foi o último modelo Lamborghini V12 a ter uma caixa de câmbio manual.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.