Na vida de cada motorista, há cores que são rapidamente identificadas. No caso de um semáforo, verde significa “seguir em frente”, amarelo significa “ter cuidado” e vermelho significa “parar imediatamente”. Outra coisa que pode mudar de cor é a fumaça saindo do tubo de escape, e como no semáforo, é importante saber o significado de cada cor saindo do tubo de escape.
Porque a fumaça que é expelida do sistema de exaustão para o exterior pode não significar nada, ou pode ser um sinal de que existe um problema sério que você precisa verificar. Assim como um paciente que apresenta certos sintomas quando está doente, o carro tem maneiras de lhe dizer que não está bem. E embora na maioria das vezes você precise das ferramentas e dos conhecimentos de um mecânico para resolver o problema, existem outras formas de diagnóstico inicial que são livres para todos: visão, olfato, som e tato.
Muitos problemas subjacentes ao motor de nossos companheiros de viagem podem começar a ser resolvidos através do exame visual da cor da fumaça saindo do tubo de escape. O importante é prestar atenção em tudo o que o carro “não deveria estar fazendo” e notar se algo parece estar errado. A fumaça de exaustão em grandes quantidades significa que há um problema, e pode ser tão simples quanto trocar o filtro de ar ou tão grande quanto uma rachadura no bloco. Mas antes de entrar em pânico, analise o problema pela cor da fumaça.
Veja também:
Fumaça branca clara
A fumaça branca clara de exaustão é tipicamente vapor d’água. Você vai notar isso na primeira vez que começar, especialmente se for um dia frio. Então por que esta fumaça está saindo? Isso acontece porque a condensação se acumula naturalmente no sistema de exaustão. A fumaça branca de escape, desde que seja leve, é normal em todos os carros. Você não tem nada com que se preocupar.
Fumaça branca
Um fluxo constante de fumaça branca leitosa (muito espessa) de escape saindo do tubo pode significar que há um vazamento da junta da cabeça. Neste caso, o líquido refrigerante acabaria aquecendo nas câmaras de combustão e expelindo o escapamento quando o motor arranca. Um vazamento de refrigerante no compartimento do motor pode facilmente superaquecer o motor, e um motor de superaquecimento pode deixá-lo preso a qualquer momento.
A fumaça de exaustão branca, ou com tons de cinza, proveniente do tubo de escape também pode significar um bloco rachado ou uma cabeça de cilindro, ambos problemas muito sérios que precisam ser resolvidos rapidamente. Esperar muito tempo pode lhe custar um pacote de reparos. Tanto quanto um novo motor, que nunca é uma notícia fácil de assimilar.
Fumaça preta
Esta é a maneira mais fácil de diagnosticar que existe um problema. Basicamente, o bloco do motor está queimando combustível extra. As causas mais prováveis são problemas com o filtro de ar, sensores de injeção, injetores ou regulador de pressão de combustível. Você vai notar isso rapidamente e vai querer consertá-lo o mais rápido possível, já que o carro está usando mais combustível do que o necessário com os mesmos hábitos de condução.
Fumaça azul
Normalmente significa que o motor está queimando muito óleo. Isto geralmente acontece se as vedações da guia da válvula ou os anéis de pistão estiverem desgastados. O óleo vaza para a câmara de combustão (onde arde com o combustível). Se seu veículo emitir fumaça azul, verifique regularmente o nível de óleo e tenha estas peças (guias de válvulas e anéis de pistão) checadas por sua garagem, mas isso também pode indicar problemas de turbo blow-by.
Fumaça cinzenta
Como a fumaça é geralmente cinza, é difícil diagnosticar problemas. O carro pode estar queimando óleo ou ter problemas de turboalimentação. A fumaça cinza também pode indicar um sistema de ventilação positiva do cárter (PCV) entupido ou com mau funcionamento, uma vez que esta pressão pode causar vazamento de óleo. Tal problema envolve a troca das válvulas PCV; não se preocupe, é uma operação simples e barata.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.