No mundo automotivo, uma vez que você tenha sua carteira de motorista, você pode comprar qualquer tipo de carro, seja um modesto carro urbano de 60cv ou um supercarro com mais de 600cv. É claro que a capacidade de desempenho de um é completamente diferente do outro, algo que é muito evidente no mundo auto. Vem conferir tudo conosco!
Isso nos leva à Austrália. Se você já sonhou em pegar um carro potente em uma viagem para os antípodas, talvez tenha que passar por alguns testes e treinamentos extras, antes de ter sua carteira de motorista, para fazer isso em um futuro próximo. Isso porque os altos funcionários do estado australiano anunciaram um plano para introduzir uma série de requisitos mais rigorosos para aqueles que querem ficar atrás do volante de qualquer veículo de alta potência.
Licença especial para dirigir um supercarro
O primeiro-ministro sul australiano Peter Malinauskas propôs um novo esquema de licenciamento que exigiria que os proprietários de carros muito potentes desenvolvessem treinamento especializado. A proposta em si segue a morte de uma adolescente no país depois que ela foi atingida por um Lamborghini Huracan em 2019. A nova regra também inclui uma proibição de desativar o controle de tração em tais carros.
O plano, relatado pela CarExpert.au, visa “supercarros de alta potência”. Embora não tenhamos nenhum documento detalhado que estabeleça exatamente quais veículos são afetados, a ideia é exigir que os proprietários desses veículos tenham um esquema que reflita um treinamento adicional semelhante aos necessários para dirigir um veículo comercial. Se você quiser dirigir um carro potente, isso mostra que você tem a cabeça para ele.
Infelizmente, muito poucos detalhes sobre os requisitos de licenciamento estão disponíveis agora. É provável que os proprietários de veículos acima de um limite de potência. (Ou seja, 400 cv, por exemplo) precisarão fazer cursos adicionais de segurança de condução. Talvez até cursos de condução de alto desempenho para compreender plenamente os limites de seus veículos. Que não reagem da mesma forma que um carro de passageiros “normal”.
Carteira de motorista para carros esportivos?
Além disso, a nova regulamentação resultará em penalidades mais severas. No entanto, esta medida antecipa alguma resistência da comunidade automobilística, já que o novo programa de licenciamento entraria em vigor retrospectivamente. Os proprietários de veículos potentes teriam que fazer o teste novamente para provar que são capazes de dirigir suas máquinas de forma eficaz, o que, naturalmente, não será bem sucedido com muitos.
Mas, à parte isso, a adição de uma exigência de licença mais rígida não é uma má ideia para os motoristas de supercarros. Não apenas na Austrália, mas em qualquer lugar onde você possa comprar um carro desse tipo. É preciso mais de seis dígitos em dinheiro e acima para chegar ao volante de um supercarro. E com carros elétricos tornando o desempenho mais acessível do que nunca, talvez um licenciamento mais rigoroso para carros com uma certa potência não seja uma má ideia, o que você acha?
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros da internet.