Nem todos usam os pedais do carro manual corretamente, como você pode entender. Se você deseja conferir todas as informações sobre o assunto, não deixe de conferir agora mesmo tudo sobre esse assunto. Vem conosco.
Como você pode ver, estas são coisas simples que parecem bastante óbvias. Mas que, devido ao hábito ou falta de conhecimento, geralmente não são feitas.
O que são a embreagem, o freio e o acelerador?
Há 3 pedais em um carro manual com caixa de câmbio manual: embreagem, freio e acelerador. Nos carros automáticos, a embreagem desaparece. Além disso, você também pode encontrar alguns carros adaptados que têm algumas modificações nestes pedais, podendo ter mais ou menos.
A função desses pedais no carro manual é:
Embreagem: este é o pedal que é acionado com a perna esquerda. Este pedal é responsável pelo sistema de embreagem, acoplando ou desacoplando o movimento produzido pelo comando da caixa de câmbio, ou seja, para que ele não seja passado para as rodas. Em outras palavras, conectar e desconectar o motor da transmissão.
Freio: Como o nome sugere, este é o dispositivo de freio usado para desacelerar ou parar o veículo. Deve ser usado com a perna direita, pois não é necessário frear e acelerar ao mesmo tempo.
Acelerador: O pedal do acelerador é aquele que trabalha diretamente com o motor, fazendo com que o motor gire por minuto para cima ou para baixo. Este pedal também é acionado com a perna direita.
Qual é a maneira correta de frear um carro?
A maneira correta de frear um veículo é pressionar com força o pedal do freio para que o carro comece a frear progressivamente, mas não bruscamente. Quando o carro estiver perto de parar, você pode aplicar menos pressão sobre o pedal para levá-lo a uma parada completa. Entretanto, quase todos o fazem ao contrário, freando mais leve no início e depois pressionando cada vez mais o pedal à medida que o carro pára.
Em frenagem de emergência, este não seria o caso. A embreagem e o freio teriam que estar totalmente pressionados para parar o veículo o mais rápido possível para não bater em um objeto ou pessoa. Além disso, se o carro tiver ABS, ele o ajudará a manter a direção. Entretanto, não pare de frear se você sentir as vibrações produzidas pelo sistema ABS, continue pressionando o freio até que o carro pare.
Quanto à frenagem nas curvas, é melhor frear na entrada da curva para traçar a curva de forma correta e segura. Então, uma vez na linha da esquina, acelere para melhorar sua aderência para que você possa sair da esquina com velocidade para ir a próxima reta. Mas você não deve frear uma vez que esteja executando a curva, pois isto poderia causar maior instabilidade no veículo e levar a um acidente.
Finalmente, também é importante não usar em excesso os freios, assim como não se deve usar em excesso a embreagem no carro manual.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros elétricos da internet.