O Peugeot 408 chegará em 2023 como uma mistura de coupê, sedã e SUV. Ele terá versões híbridas de encaixe e, no futuro, uma versão 100% elétrica. Confira tudo sobre esse mega carro.
“Os SUV se tornaram populares”, dizem os patrões da marca francesa para justificar a linha inovadora de sua nova criação: o Peugeot 408. É um SUV, um sedã, ou um coupé crossover?
O Peugeot 408 é o modelo da marca dado como “a reinvenção de um sedã do segmento C”. É, de fato, um produto que nunca existiu na linha da marca e está posicionado entre o 308 (um compacto regular) e o 3008 SUV.
E se olharmos para fora da empresa, onde colocá-la? Uma aproximação poderia defini-lo como um Kia X-Ceed ma maior, ou um Citroën C5 X menor. Ou como um Citroën C4 com mais embalagem e prestígio.
Um carro diferente
Antes de tudo, quando o Grupo Renault contratou Gilles Vidal, o projetista chefe responsável pelo renascimento da Peugeot nos últimos anos, foi um investimento ruim. Agora que Matthias Hossann, que o substituiu, surgiu com esta criação inovadora, ela soa muito mais silenciosa.
Sendo assim, o gerente global de produtos da marca leão não diz muito mais: “É um conceito muito diferente, além do fato de que as fronteiras entre os diferentes segmentos estão desaparecendo. E como o novo 408 tem traços de vários (os acima mencionados), ele pode atrair clientes de muitas outras tipologias diferentes”.
No entanto, ele insiste que em termos de qualidade de pilotagem e construção, ele estará no topo de qualquer um desses concorrentes potenciais.
Combustível do Peugeot 408
A gama mecânica não quebra nenhum terreno novo em comparação com o que foi visto em outros modelos Stellantis. Não haverá nenhuma versão diesel, mas haverá motores a gasolina com 130 e 225 hp, assim como duas opções híbridas de encaixe (PHEV) com 180 ou 225 hp. Os valores de consumo de combustível, emissões e alcance elétrico ainda não foram aprovados. Mas estes últimos devem estar em torno ou acima de 60 km.
Contudo, a bateria nos PHEVs é de 12,4 kWh e pode ser carregada a 3,7 kW. Ou opcionalmente, a 7,4 kW, reduzindo o tempo de carga para menos de duas horas.
Portanto, todos os 408s virão com uma transmissão automática de oito velocidades e, no máximo até 2024, um modelo 100% elétrico será incluído.
Guia auto, a sua maior fonte de notícias sobre carros 2023 da internet.