Sergio Perez começará o Grande Prêmio da Arábia Saudita na pole position, mas foi a saída de choque de Lewis Hamilton no primeiro trimestre e o acidente de Mick Schumacher que dominaram as manchetes.
À medida que a escuridão caiu e as luzes iluminaram o Circuito Jeddah Corniche, uma das grandes questões antes da qualificação era se a Mercedes chegaria ao terceiro trimestre. Hamilton nem conseguiu sair do primeiro trimestre, e o acidente de Mick.
Atualizações
O início difícil da temporada do sete vezes Campeão Mundial continuou enquanto ele lutava pelo ritmo, qualificando o P16 naquela que foi sua primeira eliminação no primeiro trimestre desde o Brasil em 2017.
No outro extremo do campo, a Ferrari enfrentou a Red Bull para a pole position, com Perez saindo no topo, preparando Charles Leclerc para sua primeira pole position.
A qualificação durou muito tempo, bem além da marca da hora, pois houve dois grandes acidentes, o primeiro para Nicholas Latifi no primeiro trimestre antes de Schumacher sofrer um forte impacto no segundo trimestre. Ele bateu na barreira de concreto na Curva 11 a mais de 150 mph antes de deslizar a pista para a Curva 12.
Ele foi levado para o centro médico da pista de ambulância, Haas relatou cerca de 30 minutos depois que não tinha ferimentos visíveis, mas ainda era transportado por via aérea para um hospital local para verificações de precaução.
George Russell e Lewis Hamilton saíram no início do primeiro trimestre em um conjunto de pneus médios, a estratégia de pneus da Mercedes destacando suas preocupações em chegar até o terceiro trimestre.
Russell era P5 e Hamilton 11o e o mais lento de todos – o sete vezes Campeão Mundial perplexo por estar “sete décimos no setor um” de seu companheiro de equipe – quando Nicholas Latifi caiu, trazendo as bandeiras vermelhas.
Depois de um longo atraso de 57 minutos para limpar o óleo derramado da superfície da pista, o Q2 foi retomado com cinco minutos no relógio e todos os 15 motoristas ainda em corrida se aventurando.
Sainz foi o mais rápido de todos com um 1:28.6 enquanto saía os McLarens de Lando Norris e Ricciardo, Guanyu Zhou, Schumacher e Stroll.
Felizmente, o terceiro trimestre foi menos dramático do que as sessões anteriores, apesar da luta pela pole position. Enquanto Leclerc e Sainz o pavimentavam, Verstappen fez duas voltas de preparação antes de colocar sua volta voadora. A 1:28.402 para Sainz, Leclerc 0,044s mais lento, Perez em terceiro e Verstappen em sexto, o atual Campeão Mundial recuando no setor final.
Para uma segunda volta voadora, Leclerc estava em Sainz, cruzando a linha com 1:28.225, Sainz 0,177s para baixo. Mas a Red Bull ainda deveria cruzar a linha…
Perez fez isso com 1:28.200, ocupando sua primeira pole position por 0,025 à frente de Leclerc, com Sainz em terceiro à frente de Verstappen.
Guia Auto, a sua maior fonte brasileira de notícias automobilísticas.