Está tendo problemas com sua carteira de habilitação e não sabe como resolver? O processo para recuperar sua CNH suspensa pode ser mais simples do que você imagina.
Neste artigo, você aprenderá como regularizar sua situação, desde a compreensão dos motivos da suspensão do documento até o passo a passo para reverter a penalidade e voltar a dirigir legalmente!
O Que é a Suspensão da CNH e Como Acontece?
Como o nome indica, a suspensão da CNH (Carteira Nacional de habilitação) diz respeito a uma penalidade aplicada a condutores sob certas situações que invalidam, parcialmente, o documento.
Geralmente, ela ocorre quando o condutor comete infrações de trânsito consideradas graves ou acumula 20 pontos ou mais dentro de um período de 12 meses (um ano).
Outro detalhe importante é que a duração da suspensão pode variar, dependendo do motivo pelo qual a carteira foi suspensa. O período mínimo é de 6 meses, mas pode chegar a até 2 anos.
Durante esse tempo, o motorista fica proibido de dirigir e caso seja pego violando a restrição, pode acabar tendo sua habilitação cassada. Outras penalidades podem incluir aplicação de multas elevadas e aumento no período de suspensão.
Infrações que Causam Suspensão Direta
E em relação às infrações que podem suspender imediatamente a carteira de um motorista, elas estão ligadas a condutas consideradas gravíssimas e de alto risco para a segurança no trânsito.
Confira abaixo algumas delas:
- Dirigir sob efeito de álcool ou drogas;
- Participar de rachas ou corridas ilegais.
- Ultrapassar em mais de 50% a velocidade máxima permitida;
- Se recusar a fazer o teste do bafômetro.
Como Funciona o Processo de Recuperação?
Mas se você acabou tendo a sua carteira suspensa, não precisa se desesperar. No Brasil, motoristas nesta situação podem seguir um sistema em 3 etapas para revalidar o documento.
Sendo elas:
- Cumprir o período de suspensão, no qual a pessoa está proibida de dirigir, devendo também entregar a CNH no Detran mais próximo;
- Realizar o curso de reciclagem de acordo com as orientações do Detran. Eles são oferecidos por autoescolas ou de forma online, dependendo da disponibilidade no estado;
- Ser aprovado no exame teórico que aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros.
Para recuperar sua CNH, basta entregar o certificado de conclusão do curso e os exames no Detran.
Modalidades de Cursos de Reciclagem
Como foi mencionado acima, os cursos de reciclagem podem ser presenciais ou online, sendo a última a opção mais prática e acessível.
A grande vantagem de fazer a prova através da internet é que o motorista pode estudar no seu próprio ritmo, flexibilizando seus horários para melhor atender às necessidades do seu dia-a-dia.
Além disso, o curso online dispensa os gastos com locomoção e compra de material didático, já que tudo que você precisa é de um computador/celular/tablet para fazer as aulas e baixar as apostilas.
Passo a Passo para Recuperar Sua CNH Suspensa
Agora que você já sabe o que é preciso e como recuperar sua CNH suspensa, confira um passo a passo do processo:
- Acesse o site do Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado para conferir o estado da são CNH e o motivo e duração da sua suspensão;
- Certifique-se de que todas as pendências estão quitadas;
- No próprio site, procure pelas opções relacionadas ao curso de reciclagem;
- Escolha a modalidade, se disponível;
- Confira as informações e siga as instruções do Detran.
Como cada estado tem sua própria unidade do Detran, para você encontrar o seu basta pesquisar no Google por “Detran <ESTADO>” e clicar no primeiro link.
O curso dura 30 horas e o motorista pode fazer em uma autoescola credenciada ou online. Os assuntos abordados são:
- Legislação de trânsito;
- Direção defensiva;
- Primeiros socorros;
- Relacionamento interpessoal.
Depois é só agendar a prova teórica no Detran e acertar pelo menos 70% das questões e acompanhar a regularização do documento.