Como prometido há pouco tempo, a corrida de 24 Horas de Spa que acontece na icônica pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, é quase tão legal quanto as 24 Horas de Le Mans, recentemente concluída. Assim, depois que a Ford revelou o Mustang GT4 baseado em Dark Horse dedicado a pilotos de todo o mundo (jovens ou velhos, experientes ou não), a Maserati agora está trovejando na lateral da pista com o bestial modelo de carro de corrida GT2.
Já sabíamos da chegada do Maserati GT2 há algum tempo, mas a montadora italiana precisava de mais tempo para “uma série intensiva de testes para afinar o carro”. Agora, porém, a Casa do Tridente está apresentando a “nova joia de tecnologia e desempenho”, e pretende trazer a marca de volta às competições GT em toda a sua glória. E devemos dizer que é uma das vistas mais bonitas de carros de corrida em algum tempo. Claro, ele também tem alguns sapatos grandes para preencher, já que a entrada anterior na lista do GT “dominou completamente a pista de 2005 a 2010”.
Especificações para Maserati GT2:
Veja mais: Hyundai Ioniq 5 N
Obviamente derivado do MC20 legalizado nas ruas, o Maserati GT2 é uma fusão “entre o passado, o presente e o futuro da Maserati: baseia-se no legado vivo do MC12; expressa o melhor potencial, na versão de corrida do supercarro esportivo MC20 ”, e também está tentando escrever “novos capítulos na história do automobilismo” com a ajuda do motor Nettuno V6 de 621 cv. Dedicado a “pilotos cavalheiros” e equipes privadas, o novo puro-sangue de corrida participará de qualquer campeonato ou evento individual dedicado à classe GT2 e fará sua estreia na pista durante os estágios finais da Fanatec GT European Series 2023.
A partir de então, participará de toda a temporada do ano que vem, completa com ‘algumas’ modificações em relação ao MC20 legal de rua. Embora ambos usem o mesmo moinho, completo com 621 cv (463 kW) a 7.500 rpm e um torque de 730 Nm (538 lb-ft) em plena rotação (3.000 rpm), o Maserati GT2 difere do MC20 em alguns aspectos. áreas-chave. Por exemplo, a transmissão automática de dupla embreagem de oito marchas foi trocada em favor de uma caixa de câmbio sequencial de seis marchas com paddle shifters e o necessário conjunto de embreagem de automobilismo pesado.
Ele também possui um diferencial autoblocante mecânico de deslizamento limitado focado no uso em corridas, rodas forjadas de 18 polegadas com trava central, amortecedores ajustáveis dianteiros e traseiros, além de um novo sistema de escapamento com especificações de corrida. Naturalmente, as partes compostas da carroceria espelham o MC20, mas também fazem um trabalho melhor em melhorar a aerodinâmica e o resfriamento, com o pacote aerodinâmico extremo agrupando coisas legais como canards, uma enorme asa traseira fixa, difusores e extratores agressivos, além de uma abertura no teto. Curiosamente, este carro de corrida não deixa de ter confortos.