A Toyota Austrália confirmou oficialmente que a geração atual da Toyota Hilux 2024 terá uma opção híbrida leve a partir do primeiro semestre do ano que vem, com base no trem de força turbodiesel existente. O motor turbodiesel de quatro cilindros de 2,8 litros será atualizado com um sistema híbrido suave de 48 volts, resultando em uma melhoria de 10% nos números de economia de combustível.
A unidade turbodiesel funcionará em conjunto com um pequeno motor/gerador elétrico e uma bateria de 48 volts, enquanto a potência será transmitida às rodas por meio de uma transmissão automática de 6 velocidades.
Mais especificações para Toyota Hilux 2024:
Veja mais: Toyota Corolla GR: Edição Especial para o Japão
A Toyota não revelou as especificações detalhadas, mas prometeu “melhor desempenho on e off-road”, sugerindo um ligeiro aumento nos valores de potência e torque. Outros benefícios incluirão “ruído, vibração e aspereza reduzidos” graças ao sistema stop/start. Por fim, a eletrificação não afetará as credenciais off-road e a capacidade de reboque com freio de 3.500 kg da Hilux.
Na Austrália, o motor diesel híbrido leve virá de fábrica nas versões 4×4 SR5 e Rogue Double Cab, ou como opção no 4×4 SR Double Cab. Também esperamos que o modelo eletrificado chegue a outros mercados na Ásia e na África. Após sua introdução na Hilux, o mesmo trem de força também encontrará seu caminho para o Fortuner SUV mecanicamente relacionado.
O modelo em outros mercados:
A Toyota apresentou a próxima variante de produção com um protótipo Hilux GR-S MHEV no WRC Safari Rally Kenya. A picape levemente eletrificada foi conduzida pelo quatro vezes campeão do WRC Juha Kankkunen, enquanto o ator queniano Jimmi Gathu era o co-piloto. Kankkunen disse que o Hilux MHEV é um veículo adequado para viagens de longa distância na África, usando menos combustível e produzindo menos emissões.
Em uma nota semelhante, a Toyota descreve a tecnologia híbrida suave como “uma opção importante para a redução imediata de CO2” em regiões com infraestrutura de carregamento de VE limitada, o que é o caso mesmo em países africanos “bem desenvolvidos” como Quênia ou África do Sul.
Toyota Hilux 2024 e novas soluções:
A atual Toyota Hilux de oitava geração está em seus anos crepusculares, tendo estreado em 2015, com dois facelifts subsequentes em 2017 e em 2020. A empresa não faz menção à próxima geração Hilux, mas de acordo com os últimos rumores, poderia ser pronto para uma estreia em 2025. Espera-se que a nova picape de médio porte compartilhe seus fundamentos TNGA com o Toyota Tacoma de especificação americana e provavelmente traga uma dose mais pesada de eletrificação à mistura.
A Toyota experimentou várias soluções ecológicas com base na Hilux atual. Um deles é o conceito Hilux Revo BEV totalmente elétrico que estreou na Tailândia em dezembro de 2022, e outro é o protótipo Hilux construído no Reino Unido equipado com um trem de força FCEV de hidrogênio de origem Mirai. Resta saber se essas soluções chegarão à produção, como parte da linha de modelos da próxima geração.