O Festival de Velocidade de Goodwood se qualifica facilmente entre os principais eventos para entusiastas nostálgicos, com muitos carros que de outra forma seriam escassos circulando. E este ano, os fãs da Fórmula 1 estão prestes a fazer uma fantástica viagem pela estrada da memória, já que Mick Schumacher pilotará o Mercedes W02 de seu pai.
Não é apenas um carro que o grande Michael Schumacher dirigiu e marcou pontos. É muito, muito mais do que isso. É uma relíquia de uma era passada da Fórmula 1, quando os motores ainda eram barulhentos e as corridas turbulentas. Mas então começou a era do turbo híbrido.
Mick Schumacher vai dirigir o Mercedes W02
Veja mais: Mitsubishi Triton 2024
É também um carro que representa o humilde começo da Mercedes na era moderna da Fórmula 1, após uma ausência prolongada. E quando digo modesto, quero dizer que, em comparação com o domínio absoluto que a equipe desfrutou na era turbo-híbrida, marcando oito Campeonatos de Construtores consecutivos e sete Campeonatos de Pilotos consecutivos.
Mas a Mercedes teve que lutar com unhas e dentes para atingir esse nível de grandeza. A equipe não estava no ritmo imediatamente após a compra da Brawn GP, que conquistou os dois títulos em 2009. A Mercedes não tinha a vantagem de uma inovação incontestável como a Brawn teve em 2009.
Mas a equipe perseverou na busca pelo desempenho máximo. E a contribuição de Michael Schumacher foi fundamental para o sucesso que a Mercedes acabaria desfrutando nos anos seguintes. Portanto, não é apenas parte do legado da Mercedes, mas também do legado de um dos melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.
E ver o filho de Michael, Mick, que agora é um piloto reserva da Mercedes, ter a oportunidade de dirigir um carro que seu pai ajudou a desenvolver e marcou pontos é como dar uma volta completa. Isso também é algo que deixa Mick muito animado, afirmando que será uma experiência espetacular pilotar um dos carros de F1 de Michael, especialmente um da era V8.
O jovem Schumacher adicionará o Mercedes W02 a uma lista já impressionante de carros pilotados por seu pai que ele já dirigiu. O carro Silver Arrows se juntará a uma empresa ilustre ao lado do Benetton B194 de Michael e das Ferraris campeãs de 2002, 2003 e 2004.
Qual a razão para essas exibições?
Além disso, Sebastian Vettel também estará dirigindo alguns carros de sua coleção pessoal em uma tentativa de defender o uso de combustíveis sustentáveis. Entre as viaturas que o tetracampeão do mundo trará ao Festival de Velocidade de Goodwood, estarão duas lendas, nomeadamente o Williams FW14B e o McLaren MP4/8, que vão certamente causar arrepios nos fãs da F1.
Portanto, é seguro dizer que o Goodwood Festival of Speed deste ano trouxe uma agradável surpresa para os fãs da Fórmula 1 de todas as idades. Há algo de especial em ver carros com um impacto tão significativo no esporte sendo dirigidos por pilotos de alto calibre e ensinando uma lição de história para novos fãs.