O Mitsubishi Xpander, muito popular em vários mercados, finalmente chega ao nosso país como uma alternativa para sete ocupantes.
Disponível há algum tempo em vários mercados emergentes da Ásia, África do Sul e partes da América Latina (Peru, México, etc.), o Xpander finalmente chegou para participar do interessante mercado de modelos de três fileiras de assentos.
Nesse segmento, há muitos modelos, que geralmente podem ser classificados em dois formatos: os SUVs mais “formados” que geralmente vêm da China (Jetour, Chery) e os modelos que são um cruzamento entre um MPV e um SUV, como o Suzuki XL7. Há também alguns intermediários, como o Hyundai Creta Grand e o novo Kia Carens.
O Mitsubishi Xpander, a título de contexto, fez sua estreia global em 2016 como um protótipo chamado XM Concept e entrou em comercialização em 2017 em sua versão de produção.
Sendo assim, ele é fabricado na Indonésia para quase todos os lugares onde é vendido e é um dos três modelos mais vendidos da Mitsubishi globalmente. Contudo, o modelo que chega mostra o facelift lançado em 2022.
Veja Também: Chevrolet Montana 2023: motor, interior e equipamentos
Mitsubishi Xpander: dimensões e design
- Comprimento: 4.595 mm
- Largura: 1.750 mm
- Altura: 1.730 mm
- Distância entre eixos: 2775 mm
- Distância do solo: 225 mm
- Compartimento de bagagem:
- 780 litros com a terceira fileira rebatida
- 1.608 litros com tudo rebatido
O estilo do Mitsubishi Xpander está em algum lugar entre um MPV e um SUV. No MPV, há a silhueta do MPV, mas no SUV há todas as outras características mais agressivas, como os faróis altos, a grade imponente, as barras de teto e, é claro, a distância elevada do solo.
O estilo é distintamente Mitsubishi, com o formato Dynamic Shield de suportes cromados duplos e faróis de duas camadas. Sendo assim, as lanternas traseiras também são em forma de T, abrangendo parte do porta-malas e da coluna traseira. No perfil, há nervuras ascendentes e um corte na coluna D para dar a ilusão de um teto flutuante.
Portanto, a marca distingue três versões. O modelo GL oferece:
- Rodas de 16 polegadas
- Espelhos retrovisores elétricos na cor da carroceria
- Maçanetas das portas cromadas
- Luzes de posição em LED
Em seguida, o modelo GLX adiciona ou modifica:
- Rodas de 17
- Retrovisores cromados, eletricamente ajustáveis e dobráveis
- Iluminação dianteira totalmente em LED
- Iluminação dianteira totalmente em LED
- Antena tipo barbatana
Por fim, o modelo Cross adiciona ou modifica:
- Trilhos de teto
- Faróis de neblina de LED
- Fachada dianteira redesenhada com um visual mais robusto
- Molduras plásticas nos arcos das rodas
Veja Também: Chevrolet Montana 2023: dimensões, carga e reestilização