O norte da Itália está enfrentando condições descritas como ‘apocalípticas’, que até agora destruíram casas, ceifaram vidas e transformaram estradas em rios caudalosos. De acordo com os últimos relatórios, nove pessoas estão mortas nas regiões da Emilia-Romagna, com dezenas de outras desaparecidas.
Como resultado, a Fórmula 1 emitiu um comunicado em 17 de maio de 2023, dizendo que não prosseguiria com o fim de semana do Grande Prêmio agendado para domingo, 21 de maio.
Veja mais: Lançamento: Peugeot 208 Style 2023
“Após discussões entre a Fórmula 1, o presidente da FIA, as autoridades competentes (incluindo os ministros relevantes, o presidente do Automóvel Clube da Itália, o presidente da região de Emilia – Romagna, o prefeito da cidade e o promotor) a decisão foi tomada para não prosseguir com o fim de semana do Grande Prêmio”, dizia o comunicado.
Na quarta-feira, as autoridades locais e os organizadores da F1 Imola se reuniram e concluíram que o evento programado para 21 de maio deveria ser cancelado. Catorze rios nas regiões afetadas transbordaram, inundando vinte e três cidades vizinhas em proporções irreconhecíveis, informaram as autoridades locais.
Segundo a Fórmula 1, a decisão foi tomada por ser impossível realizar o evento com segurança para seus torcedores, equipes e pessoal. E mais importante, foi a coisa certa a fazer, considerando os efeitos devastadores nas cidades da região.
“A decisão que foi tomada é a certa para todos nas comunidades locais e para a família F1, pois precisamos garantir a segurança e não criar um fardo extra para as autoridades enquanto lidam com essa situação terrível”. Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, disse.
O norte da Itália está passando por uma mudança climática inversa, de seca severa a chuva torrencial. Com base em novos relatórios, não há eletricidade nas cidades afetadas e alguns moradores foram forçados a buscar refúgio em academias locais e instalações públicas em toda a Emilia-Romagna.
Equipes de serviços de emergência e voluntários chegaram à região de Emilia-Romagna para ajudar nas operações de resgate.
Por meio de uma postagem no Instagram, os pilotos da Mercedes, George Russell e Lewis Hamilton, enviaram mensagens de apoio às vítimas das enchentes, apoiando a decisão de cancelar o esperado Grande Prêmio da Emilia Romagna neste fim de semana.
Por meio de sua conta no Instagram, a equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1 também enviou um comunicado apoiando a decisão de cancelamento da Fórmula 1 e da FIA.