A reunião anual de acionistas da Tesla sempre dá o que falar, e a de 2023 não foi exceção. O CEO da empresa, Elon Musk, aproveitou o evento para anunciar que a marca está trabalhando em dois novos modelos.
O primeiro será o carro mais econômico da empresa. Sem detalhes específicos sobre o segundo, mas tudo indica ser o robotáxi da empresa. O novo modelo acessível, saiu uma primeira imagem prévia que mostra apenas sua silhueta, pode ser o aguardado Tesla Model 2.
Esperava-se que ele fosse um carro compacto tradicional, um irmão menor do Tesla Model 3, mas parece que, no final das contas, ele será um SUV compacto. Portanto, ele estaria na faixa abaixo do Tesla Model Y, que foi o carro mais vendido na Europa no primeiro trimestre do ano.
Veja Também: Volkswagen Polo GTI Edition 25: edição especial do fenômeno
O Tesla mais barato
Esse novo modelo será desenvolvido em uma nova plataforma que reduzirá os custos de produção em 50%, o que será aplicado a outros carros da Tesla. No caso específico do SUV, ele será vendido a um preço inferior a 25.000 dólares (cerca de R$100.000 nas taxas de câmbio atuais), o que é um salto considerável em comparação com o Model 3.
Elon Musk garantiu que, apesar de ser o menor da linha, terá uma produção maior do que o restante dos carros da empresa juntos.
O segundo veículo no qual a Tesla está trabalhando não ficou especificado, mas Musk deu a entender que poderia ser o carro autônomo previsto há alguns anos. Seu objetivo seria o serviço de táxi: o CEO deixou claro que não se concentrará no compartilhamento de viagens, pois isso não será relevante no mundo da direção autônoma.
De acordo com seus cálculos, entre esses dois novos carros, espera-se uma produção anual de mais de cinco milhões de unidades.
O que há de novo com relação aos outros modelos
Musk também analisou a situação da empresa. Ele anunciou que o desenvolvimento de engenharia foi concluído no Tesla Semi e no Tesla Cybertruck, que deve começar a ser produzido no verão.
Após vários atrasos, as entregas do Cybertruck devem começar antes do final do ano. A meta é uma produção anual entre 250.000 e 500.000 unidades. O ponto negativo é o Tesla Roadster, cuja produção está atrasada em mais um ano.
Veja Também: A linha Range Rover é mais eficiente, luxuosa e potente e já está à venda