A StoreDot, uma start-up israelense que trabalha com tecnologia avançada de baterias, está pronta para iniciar a fabricação de suas baterias de carregamento rápido extremo (XFC) com predominância de silício. E quando diz ‘extremo’, realmente significa isso. Com o objetivo de tornar as baterias de veículos elétricos mais rápidas no carregamento, a StoreDot tem uma meta ambiciosa de 160 km de alcance em cinco minutos até 2024, com uma meta geral de 160 quilômetros de autonomia em dois minutos até 2032.
Amostras das bolsas de bateria de 30 mAh foram enviadas aos parceiros automotivos da StoreDot para testes adicionais, após 1.000 ciclos de carga e descarga em outubro de 2022. A tecnologia deve entrar em produção no próximo ano.
160 km de alcance elétrico em cinco até 2023:
Veja mais: Fiat Fastback, altas expectativas para este SUV coupé
Ser capaz de recarregar mais rapidamente é o objetivo principal da empresa, pois considera que, ao carregar mais rapidamente, as baterias serão menores. Isso significa menos peso no carro, permitindo otimizar o alcance do veículo elétrico. A solução da StoreDot usa um ânodo de silício que é mais barato de fabricar do que os metais preciosos usados em outras baterias. Também é leve, mais ecológico e não se degrada da mesma forma que outros materiais utilizados, como o grafite.
Dr. Doron Myersdorf, chefão da StoreDot, disse: “Até recentemente, os OEMs estavam aumentando o tamanho das baterias em seus veículos elétricos porque uma proporção de motoristas estava fazendo a transição do gás para o elétrico pela primeira vez com a conhecida ‘ansiedade de alcance’ em seus veículos. mentes. Esses motoristas e qualquer um que seja um defensor dos veículos elétricos agora percebe que a ansiedade de alcance não é mais o problema mais urgente.”
Myersdorf cita duas barreiras restantes para a propriedade de EV: cobrança de ansiedade e custo
Myersdorf acrescentou: “A solução XFC da StoreDot foi projetada para ajudar com ambos. Tempos de carregamento radicalmente reduzidos permitirão que os fabricantes de automóveis repensem como abordam o tamanho e o alcance da bateria. A economia de custos pode transformar a acessibilidade dos VEs e a sustentabilidade das baterias, com melhor eficiência do carro, menos matérias-primas necessárias e menos reciclagem no final de sua vida útil no veículo.”
Como as baterias EV também costumam ser o componente mais caro do carro, ter menos tornará a mudança para elétrica mais acessível. A StoreDot estima que cerca de US$ 4.500 (R$ 22.341,03) poderiam ser economizados em custos de fabricação. Isso vem da redução do tamanho da bateria de, por exemplo, 80kWh para 50kWh, economizando 200 quilos.